Oliveira de Azeméis acolhe o 52º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins Oliveira de Azeméis acolhe o 52º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins
O 52º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins em Seniores realiza-se entre os dias 11 e 16 de julho de 2016 na cidade de... Oliveira de Azeméis acolhe o 52º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins

O 52º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins em Seniores realiza-se entre os dias 11 e 16 de julho de 2016 na cidade de Oliveira de Azeméis.

A prova, disputada pelas oito melhores seleções europeias, é organizada pela Federação de Patinagem de Portugal (FPP), Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e Associação de Patinagem de Aveiro (APA). Pelo palco das emoções – o pavilhão Dr. Salvador Machado – vão passar as seleções da Alemanha, França, Inglaterra, Itália (Grupo A), Portugal, Áustria, Espanha e Suíça (Grupo B).

A fase de grupos (1ªa fase) arranca no dia 11 com o confronto entre Alemanha e França naquele que é o jogo que abre a competição. A segunda fase inicia-se no dia 14 com a realização dos jogos dos quartos-de-final, seguindo-se depois as meias-finais e a final, a 16.

Na contagem decrescente para a sua abertura ultimam-se os preparativos para tornar o Europeu um sucesso. “Vamos trabalhar para que nada falte com o objetivo de organizarmos o melhor campeonato europeu de sempre”, afirmou Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis na assinatura do protocolo com a FPP que viabiliza a prova.

Uma equipa de voluntários dará apoio a todas as áreas decorrendo, paralelamente à competição, um programa de animação e promoção do evento.

O pavilhão Dr. Salvador Machado está a ser requalificado com o objetivo de proporcionar excelentes condições ao público, representações desportivas, equipas de arbitragem e jogadores.

O Campeonato Europeu é a terceira grande competição internacional a decorrer em Oliveira de Azeméis, uma cidade com forte tradição no hóquei em patins onde a modalidade é representada pela União Desportiva Oliveirense (UDO) e Escola Livre de Azeméis.

A primeira competição realizada na cidade foi em 1986, ano em que Portugal conquistou o título de campeão europeu de juvenis. A segunda vez que Oliveira de Azeméis recebeu outra grande competição foi em 2003 quando a seleção portuguesa se sagrou campeã do mundo em seniores masculinos.

Portugal é o país com mais títulos europeus conquistados (20). A Espanha, com 16 títulos, é a segunda seleção mais medalhada. A Itália, com três títulos, é a atual detentora do troféu.

O Campeonato da Europa de Hóquei em Patins realiza-se de dois em dois anos cabendo a organização ao Comité Européen de Rink-Hockey (CERH).

Foto: Federação de Patinagem de Portugal

Fase de grupos

Segunda-feira, 11 de Julho

Alemanha – França (Grupo A)
Áustria – Espanha (Grupo B)
Inglaterra – Itália (Grupo A)
Portugal – Suíça (Grupo B)

Terça-feira, 12 de Julho

França – Inglaterra (Grupo A)
Suíça – Áustria (Grupo B)
Itália – Alemanha (Grupo A)
Espanha – Portugal (Grupo B)

Quarta-feira, 13 de Julho

Alemanha – Inglaterra (Grupo A)
Espanha – Suíça (Grupo B)
Itália – França (Grupo A)
Portugal – Áustria (Grupo B)