Pavilhão onde se realiza o Europeu é talismã para Portugal Pavilhão onde se realiza o Europeu é talismã para Portugal
O Europeu de Hóquei em Patins joga-se no pavilhão Dr. Salvador Machado, um equipamento requalificado pela autarquia para poder acolher a competição. A infraestrutura... Pavilhão onde se realiza o Europeu é talismã para Portugal

O Europeu de Hóquei em Patins joga-se no pavilhão Dr. Salvador Machado, um equipamento requalificado pela autarquia para poder acolher a competição.

A infraestrutura foi cedida pela União Desportiva Oliveirense, clube que, anualmente, disputa os lugares cimeiros do campeonato nacional de hóquei em patins. O recinto possui um historial recheado de êxitos, em especial na modalidade.

O recinto possui um historial recheado de êxitos, em especial na modalidade. O pavilhão é visto como um talismã para Portugal tendo em conta que das duas vezes em que a seleção lá jogou venceu os torneios.

Foi lá que Portugal ganhou, em 1986, o título de campeão europeu de juvenis, prova que marcou a inauguração do recinto desportivo. Em 2003 sagrou-se de campeão do mundo vencendo na final a Itália por 1-0.

O presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Fernando Claro, classifica Oliveira de Azeméis “um local talismã da modalidade” e pretende manter a cidade na rota do hóquei em patins.

Treze anos depois, a seleção portuguesa regressa ao local onde somou o último troféu mundial e onde vai procurar conquistar o 21º título europeu. O último troféu foi ganho, em 2014, pela Itália que tentará revalidar o título ganho em Alcobendas, Espanha.