Portugal é Campeão da Europa Portugal é Campeão da Europa
Foi sofrido como tinha de ser, histórico como tinha de ser e com o final que quase todos queriam. Portugal venceu a Itália por... Portugal é Campeão da Europa

Foi sofrido como tinha de ser, histórico como tinha de ser e com o final que quase todos queriam. Portugal venceu a Itália por 6-2 e volta a ser Campeão da Europa de Hóquei em Patins ao fim de 18 anos.

Com um Pavilhão Dr. Salvador Machado absolutamente cheio e com um ambiente digno da final Portugal partia como favorito, mas a Itália era campeã da europa em título e sabia que a maior pressão estava do lado de Portugal.

Com Portugal a mandar no jogo a Itália aproveitou para inverter a tendência do jogo com Girão a frio. Aos três minutos Federico Ambrosio com um remate enrolado à entrada da área colocou o Dr. Salvador Machado gelado. Os adeptos responderam de imediato com um grito de apoio para empurrar Portugal para a vitória, mas foi a Itália quem marcou novamente, desta vez de grande penalidade.

Ambrosio foi chamado a converter o castigo máximo e apesar de Girão ter saído da baliza o italo-argentina marcou e a Itália ganhava uma vantagem confortável.

Tudo parecia correr bem aos italianos, até a sorte. Barozzi era, nesse capítulo, o mais afortunado. Defendia tudo.

Veio a segunda parte e a pista parece que ficou inclinada. Só dava Portugal e a Itália passou a usar a estratégia do dia anterior. Fechada na defesa e com um contra-ataque rápido a Itália tentava surpreender Portugal, mas foram os ‘ursos’ a mostrar as garras. Diogo Rafael lançou o jogo com um remate rasteiro após uma jogada rápida. Havia muito tempo para jogar e Portugal estava imparável. Mas foi preciso sofrer. Barreiros teve um livre direto para fazer o empate mas Barozzi defendeu. A barra negou o 2-2 ao Hélder Nunes a oito minutos do fim, mas a insistência de Diogo Rafael deu em golo. Portugal estava empatado e bem encaminhado para o triunfo.

Quis o destino e a competência que fosse Reinaldo Ventura a fazer o 3-2 de grande penalidade a seis minutos do fim e a colocar as mais de 2500 pessoas que vieram a Oliveira de Azeméis a sentir que a Taça de Campeão da Europa ia ficar em casa.

Foi uma questão de tempo até Portugal fechar o jogo. A Itália estava perdida, sem saber o que fazer e quando definiu que queria o empate Portugal ‘matou’ o jogo com um lance individual de Rafa. O 4-2 para Portugal a três minutos do fim foi uma machadada nas aspirações da ‘Squadra Azzurra’ que viu Portugal continuar a ter o pé no acelerador e João Rodrigues e Hélder Nunes fizeram o 6-2 final.

52ª CAMPEONATO DA EUROPA DE HÓQUEI EM PATINS

PAVILHÃO DR. SALVADOR MACHADO – OLIVEIRA DE AZEMÉIS

JOGO #24

FINAL

ITÁLIA PORTUGAL

Ao intervalo: 2-0 Final: 2-6

ÁRBITROS: Francisco Garcia e Oscar Valverde (ITA)

ÁRBITRO DE MESA: Xavier Jacquart (FRA)

 

ITÁLIA: Leonardo Barozzi, Federico Ambrosio (2), Domenico Illuzzi, Alessandro Verona e Marco Pagnini

Suplentes utilizados: Giulio Cocco, Samuel Amato, Francesco Compagno2

Treinador: Massimo Mariotti

 

PORTUGAL: Ângelo Girão; Reinaldo Ventura (1), Hélder Nunes (1), Ricardo Barreiros e João Rodrigues (1)

Suplentes utilizados: Gonçalo Alves, Diogo Rafael (2), Henrique Magalhães e Rafa (1)

Treinador: Luís Sénica

 

AÇÃO DISCIPLINAR

AZUIS: nada a registar