Campeões europeus de hóquei em patins condecorados pelo Presidente da República Campeões europeus de hóquei em patins condecorados pelo Presidente da República
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta tarde os jogadores da seleção nacional de hóquei em patins com o grau Comendador... Campeões europeus de hóquei em patins condecorados pelo Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta tarde os jogadores da seleção nacional de hóquei em patins com o grau Comendador da Ordem do Mérito pela recente conquista do Campeonato Europeu que decorreu na cidade de Oliveira de Azeméis.

Em apenas 10 dias esta foi a terceira vez que Marcelo Rebelo de Sousa condecorou atletas portugueses com a Ordem do Mérito, uma distinção que vem reconhecer os títulos recentemente conquistados por Portugal nos campeonatos da Europa de futebol, atletismo e hóquei em patins.

”Bem hajam pelo vosso contributo por tornarem Portugal e os portugueses mais felizes e orgulhosos de o serem”, afirmou o Chefe de Estado, salientando que “em termos de sucesso nacional e de orgulho não existe modalidades de primeira ou de segunda qualidade e vocês demonstraram isso mesmo”.

Adepto confesso do hóquei em patins, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu ter sofrido muito na primeira parte do jogo da final e disse que a vitória de Portugal “fez muito bem ao ego nacional”.

“Numa semana assistimos a um conjunto de jornadas de ouro do desporto português com vitórias em algumas modalidades”, disse o Chefe de Estado, mostrando-se satisfeito por “conseguirmos ser os melhores da Europa, não só no desporto como noutros setores como na cultura, na ciência, no ensino e a nível empresarial”.

Por essa razão “reconhecemos hoje o mérito destes campeões numa dupla perspetiva, primeiro porque não é fácil ser-se campeão europeu em qualquer modalidade e em segundo lugar porque já há 18 anos que Portugal não ganhava um título sénior”.

Sobre a competição de Oliveira de Azeméis, Marcelo Rebelo de Sousa, que também condecorou os dois treinadores da seleção com a Ordem do Mérito, sublinhou que “muitos portugueses redescobriram o hóquei em patins e que também os mais novos descobriram a modalidade e a qualidade destes jogadores”.

O capitão da seleção nacional, João Rodrigues, ainda a viver, com os seus colegas, a euforia do título europeu, admitiu que a sequência de recentes vitórias de Portugal noutras modalidades desportivas deu entusiasmo e força aos jogadores para vencerem o Europeu.

Em declarações aos jornalistas, o selecionador nacional Luís Sénica disse que a vitória no Europeu é o fruto do trabalho que vem sendo feito na modalidade e que a série de vitórias na modalidade é a “validação” desse projeto.

“Estes jogadores são dignos representantes de uma nação”, comentou, acrescentando que, após a conquista do título europeu “o limite agora é o céu”.

Galeria de fotos aqui